SOBA

Siga a SOBA

Sobre

O que é Acupuntura?

A acupuntura é uma técnica milenar que faz parte de um complexo chamado Medicina Tradicional Chinesa (que inclui ainda massagens, exercícios físicos, dietética, uso de fi­toterapia e de um artefato chamado moxa). Possui ótima aplicação na Odontologia e não há muito tempo descoberta pelos Cirurgiões Dentistas brasileiros.

A Acupuntura pode ser usada na Odontologia?

Sim, desde 2008, quando Conselho Federal de Odontologia reconheceu e regulamentou através da habilitação o uso das Práticas Integrativas e Complementares à Saúde Bucal, os Cirurgiões Dentistas estão utilizando a Acupuntura como complementação de tratamento com uma série de vantagens e indicações na Odontologia.

Quais as principais indicações na Odontologia?

A Acupuntura está indicada no controle da dor e da ansiedade, na resolução ou atenuação de sintomas como xerostomia (boca seca), síndrome da ardência bucal, bruxismo ou apertamento dos dentes, aftas recorrentes, parestesias de ramos do nervo trigêmeo, paralisias do nervo facial, entre outras, além do equilíbrio geral da pessoa.

É um método seguro?

Sim, a Acupuntura vem ganhando adeptos entre os pro­ssionais que buscam um método seguro e efi­caz para complementar outras técnicas e conhecimentos em diversas outras especialidades não somente na resolução das dores, e que sem dúvida, sendo aplicada por um pro­ssional habilitado, torna-se um método comprovadamente seguro.

Podemos utilizar a Acupuntura associada a outro tratamento?

Sim, a associação de outras formas de terapêutica, não só é possível como pode ser bené­fica para o paciente. Há, entretanto a necessidade de um diagnóstico para que o Dentista Acupunturista possa avaliar e indicar o tratamento adequado associando a outras formas de tratamento.

Conselho Regional de Odontologia de São Paulo Câmara Técnica de Acupuntura